O que é ProUni?

agosto 31, 2015

Oi, gente. Tudo bem? Acabei atrasando nas postagens (como sempre) haha. Mas aqui estou eu, e o assunto do post de hoje é ProUni.
Vocês lembram que no post anterior, sobre o ENEM, eu disse que pra conseguir bolsas de estudo pelo ProUni, você precisava obrigatoriamente fazer o exame? Pois bem, mas vocês sabem o que é e como funciona? Não? Pois hoje vou contar tudinho! Então vamos lá!
O que é ProUni? 
O ProUni (Programa Universidade Para Todos) é um programa que foi criado em 2004 pelo Governo Federal. Ele dá bolsas de estudos integrais ou de 50% em universidades particulares (claro que são particulares, afinal públicas não tem que pagar, dã haha).
Quem pode usar esse programa?
Quem pode participar são aqueles que ainda não tem diploma de curso superior, que fizeram o ENEM e obtiveram no mínimo 450 pontos na média.
Para ter a bolsa integral, o candidato deve ter uma renda familiar de um salário mínimo e meio por pessoa. E para bolsas parciais (50%) deve ser de 3 salários mínimos. Além disso, o candidato deve ter cursado o ensino médio todo em escola pública, ou todo em escola particular, porém sendo bolsista. Deficientes e professores da rede pública, também têm direito as bolsas.

A lista das instituições que aceitam o ProUni, você pode ver através desse site:
As inscrições para o ProUni são feitas exclusivamente pela internet no site:

Lembrando que, o ProUni usa a nota do ENEM, então você não precisa fazer vestibular para conseguir essas bolsas, apenas dispor dos requisitos que citei acima. Mas claro que, você deve consultar a instituição que pretende ingressar para saber se é necessário fazer o vestibular da própria.
Vou deixar aqui um site que usei como base para fazer esse post, pois nele há mais informações para vocês, ok? O site é esse. Espero que o post de hoje tenha sido útil para vocês! Qualquer dúvida, ou correção sobre o tema de hoje que queiram fazer, é só deixar nos comentários, que serão muito bem recebidos. Até o próximo post.

Talvez você goste também!

0 comentários