O EXPRESSO FACULDADE

fevereiro 25, 2016

Novo ano, vida nova e todas as coisas que todo mundo já sabe. Nesse momento, pra quem chega a hora, as obrigações e oportunidades batem na porta. Às vezes, sem aviso prévio e, outras vezes, também (sim). 
É tempo de embarcar no “expresso faculdade”, para alguns. Aquele barco de grande porte, bagagens próprias e muita carga já a bordo. “E agora? E se eu não me der bem? E se as pessoas não forem com a minha cara? E se não for tudo o que eu espero?” Calma tripulante! 
O frio na barriga de começar a faculdade chega pra todos e, para nós, do uma universitária, não foi diferente. Vocês devem ter lido sobre a experiência da Carol no primeiro dia de aula aqui e, podem ter até se identificado. 

O que esperar da universidade? 
Não espere (hahaha). Se você gosta do curso que escolheu, fique tranquilo. Não é diferente do que você andou lendo por aí. É um mundo novo, e o ideal é se adaptar. A maior preocupação do semestre é escolher entre a cantina e tirar Xerox, imprimir trabalhos... Pelo menos foi assim com a gente. 

Como são as pessoas na universidade? 
São pessoas! A maioria delas está na mesma situação que você. Se você é do tipo extrovertido, facilita a comunicação, mas se você é do tipo tímido... bom, aí você cria um blog! (é brincadeira). Aquelas situações que a gente só vê em filmes, é só nos filmes mesmo. A universidade é como a escola, só que depende muito mais de você, e não dos professores. 

Os professores passam muito trabalho e são “nem aí”? 
Isso é quase verdade. É trabalhoso sim, porque se trata da nossa carreira profissional e, dependendo do seu curso, os trabalhos são ainda mais intensos. OS PROFESSORES NÃO TE DEIXAM LARGADO. Existe essa teoria. Mas na prática, não acontece, aliás, você está PAGANDO pelo ensino (na maioria das vezes). 

E se eu quiser desistir depois do 1º semestre? 
Aí vai de escolha. Eu não me matricularia se pensasse que, mais tarde, eu pudesse desistir. Normalmente, as salas têm muitos alunos no começo. A desistência é gradativa. Trata-se do seu futuro, então pense bem antes de agir. Sou suspeito, mas desde que entrei, não tive algo que me fizesse sentir vontade de parar. 

Por que isso tudo? 
Cara, é uma viagem incrível até a formatura. Aprendemos a amadurecer e, por mais que o barco balance, todos os enjôos são fichinha perto do que aprendemos. O “expresso faculdade” abre atalhos para as coisas que mais queremos. Vai de cada um seguir o rumo. Não é um bicho de sete cabeças ou um cubo mágico impossível. É parte da vida e, sendo como é, torna-se uma aventura. Calma, tripulante! Pular do barco não vale. O melhor vem depois. Todos a bordo?
Hilton Learte.


Talvez você goste também!

1 comentários

  1. Heuheu todos a bordo siim...
    As pessoas da faculdade alem das "pessoas", (por que já ocorreu de gente ai né, não ser pessoa) serem muito diferentes, são estilos diferentes, e até culturas diferentes... è difícil, mas se fosse fácil não teria graça...
    N eu to a bordo, mas sempre passo mal com os enjoos kkk mas vamos la...

    ResponderExcluir