Faculdade de Jornalismo

julho 20, 2016


Já faz um tempão que eu tô querendo fazer um post sobre a faculdade de Jornalismo, um tempão mesmo! Desde a época da série de posts E agora? Que curso escolher? Mas como esse é o meu curso queridinho, eu queria que fosse muito mais completo, por isso a demora. 

Imagino que muitas das pessoas que estão lendo esse post agora ainda estão na escola, ainda confusas com o que vão fazer na faculdade. Então, se você está na dúvida de cursar ou não Jornalismo, espero conseguir tirar suas dúvidas, rs. 

Porque escolhi Jornalismo
Vamos começar pelo começo. Por que eu escolhi Jornalismo? Bem, quando eu estava no ensino médio eu só me dava bem nas matérias de "humanas". Sempre fui PÉSSIMA em exatas e biológicas, mas péssima mesmo, vocês não fazem ideia. As matérias que eu gostava mais e tirava notas boas, eram: redação e português. Então esse já é um dos motivos. Sempre gostei de escrever. E quando eu estava (acho) no segundo ano eu tive uma Professora que era formada em Jornalismo e ela deu aulas sobre isso e eu P I R E I. Foi aí que eu comecei me interessar pelo negocio, haha. Então no terceiro ano, decidi que eu precisava fazer Jornalismo, não tinha outra profissão pra seguir, tinha que ser essa e ponto final, rs. Na verdade, fiquei na dúvida entre Jornalismo e Filosofia, mas resolvi deixar meu segundo amor pra depois. 

Expectativa x Realidade  
Quando cheguei na faculdade, logo na primeira semana, os professores pediram pra gente se apresentar, dizendo nome, idade, e porque escolhemos jornalismo e minha resposta pra última pergunta foi: porque eu sempre gostei muito de ler e escrever minha resposta e de metade da turma, rs. Mas olha, é muito muito muito mais do que isso! Pra chegar na parte do "escrever" tem muita coisa por trás, como por exemplo, apuração, fontes (confiáveis), fotos, edição e blá blá blá. Então se você quer seguir essa profissão, saiba que é pauleira, tem muita coisa por trás do William Bonner na bancada do Jornal Nacional... Mas muito, muito, muito amô! 

Onde posso atuar?
Uma das coisas que mais me fascina nessa profissão é a abrangência que ela tem. Você pode trabalhar em diversas áreas, TV, Rádio, Impresso, Fotografia, Internet. E na faculdade você aprende um pouco de tudo. Eu vou agora para meu 4º semestre (são 8 semestres no total) e já tive aulas de fotojornalismo, jornal impresso, webjornalismo, webdesign, ética e mais um monte de coisa. A grade muda de faculdade pra faculdade, mas creio eu que todas ensinam um pouco de cada área e isso é incrível. O meu sonho é trabalhar em uma revista teen ou com internet voltado também para o público jovem. Entretenimento é minha paixãozinha. 

Mas e o diploma?
É verdade que pra ser jornalista não precisa de diploma? Sim, é verdade. Infelizmente. Então pra que vou fazer faculdade? Vamos raciocinar comigo, guys! Vocês acham que um veículo sério e de grande porte vai contratar alguém que não tenha uma formação acadêmica? Acho que não hein. Acreditem, a faculdade te ensina muito, muito mesmo e te deixa muito mais preparado. 

Quais as matérias mais legais?
Essa pergunta quem fez foi minha miga linda, yume! Obrigada, miga. Eu sempre gostei mais das matérias que envolvem internet e criação de coisas, tipo webdesign, planejamento visual, etc. Mas também fiquei in love por fotojornalismo. 

Quais as dificuldades?
Eu acho que por ser uma profissão que não exige diploma, a dificuldade maior é o preconceito, a desvalorização. E o tanto de gente aí que nem sabe o que tá falando e diz que tá fazendo jornalismo. NOJA! 

O mercado de trabalho de trabalho é difícil?
Hoje em dia não está fácil pra ninguém, né? Então sim, é difícil, mas não impossível. Como eu disse lá em cima, as possibilidades da profissão são imensas! Sem contar nas possibilidades de freela. Apenas seja criativo, haha. 

Por que Jornalismo? Ok não era algo que eu tinha em mente desde criança, mas eu sempre gostei muito de ler, de escrever e estar informada e na escola eu sempre gostei daquelas matérias de "humanas" sabe? Então eu fui pesquisando sobre diversos cursos, encontrei o Jornalismo e a Publicidade e fiquei em duvida, mas após pesquisar mais sobre os dois cursos o Jornalismo foi o que mais me agradou. O que você esperava e o que realmente é? Muita gente falava pra mim que eu tinha que estar preparada porque Jornalismo era escrever e escrever sempre, então eu esperava que seria basicamente isso, confesso que isso até me assustava um pouco, mas eu me surpreendi quando comecei porque eu vi que vai muito além, não é apenas escrever, é ter conhecimento do que se vai escrever, eu tive aulas de coisas que nem esperava variando desde cultura até o conceito de comédia/tragédia, tem comunicação audiovisual, ou seja, a gente aprende um pouco de tudo. Qual matéria você mais gosta? Não tenho uma matéria preferida, mas no geral eu gosto muito das aulas práticas, no estúdio de tv e de rádio, me sinto mais conectada com o curso. Qual área pretende seguir? Pretendo trabalhar em algum jornal ou revista como redatora, ou com algo relacionado à rádio. O que menos gosta no curso? Então, não é bem uma questão relacionada as matérias do curso mas sim da dinâmica, eu não gosto da ideia de ter muito trabalho em grupo, entendo que estamos sendo preparados mas isso acaba gerando muito estresse e dor de cabeça, vejo muitas brigas por conta de ideias diferentes, ou pela forma como cada um lida com a sua responsabilidade, então esse é um fator que acaba causando um desgaste, e uma dificuldades nos trabalhos em si Dá uma dica aí pra quem quer começar esse curso! A minha dica é: se joga hahaha só leia bastante, seja uma pessoa sempre informada, pesquise, escreve, tenha suas opiniões e esteja preparada para um novo desafio sempre, cada dia de um jornalista é diferente e na faculdade você já vê isso. O curso é muito bacana e não é nenhuma missão impossível, só basta querer!
___________________________________________________________________________

E é isso! Espero que eu e a Thalita tenhamos conseguido tirar as dúvidas de quem está querendo ingressar nessa loucura boa que é o Jornalismo, rs. Se tiver ficado alguma dúvida ou tenha alguma questão que não falamos, deixe aqui nos comentários que eu ficarei muito feliz em responder! Beijos, beijos. E obrigada Tats pela ajuda com o post <3


Talvez você goste também!

5 comentários

  1. Oi, Carol.

    Quando era um pouco mais novo, havia decidido que queria Jornalismo, porém surgiu vontade de fazer Letras. Fiquei na dúvida e deixei de lado, pois havia um pouco de tempo para pensar nisso ainda. Agora lendo a sua postagem, a vontade voltou. Como você disse, eu só me dou bem nas matérias de Humanas. Não é que eu odeie exatas, mas não conseguiria seguir um rumo com aquilo, entende?

    Bem, ao menos agora tenho uma opção do que eu poderia seguir. Para quem tinha nenhuma, é um grande começo. Não é mesmo?

    Gostei bastante do teu blog, Carol. Estarei acompanhando, sucesso!
    Com amor,
    Gabriel.
    Destiny to Dream

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, estou apaixonada pelo seu comentário, haha.
      Realmente não é fácil escolher que rumo seguir depois da escola, né? Surgem diveeeersas dúvidas, mas espero que você se ache e seja feliz na profissão que escolher. Tudo feito com muito amô dá certo, haha. Obrigada pela visita, volte sempre hein?

      Beijos :*

      Excluir
  2. Desde que entrei no ensino médio já tenho em mente que quero sim fazer jornalismo e quero muitooo e posts sobre jornalismo eu leio com o maior interesse do mundo. Posso dizer que esse post me deixou com ainda mais vontade de cursar ele <3
    Beijão
    querosermiranda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pessoa decidida é outro nível kkkk Fico feliz que o post tenha te dado mais certeza sobre a área que quer seguir <3 espero que você tenha muito sucesso e seja muito feliz na sua escolha. Partiu ser colegas de profissão, haha. Obrigada pela visita e volte sempre :*

      Excluir
  3. Amei o post! Tenho certeza que vai ajudar muitas pessoas que ainda estão com dúvidas em que cursar, o que graças a Deus não é o meu caso, haha.
    Seu blog a cada dia está mais lindo!
    Forever XVI

    ResponderExcluir